Ruptura de Estoque
O que é?
A ruptura de estoque é a falta de um determinado produto ou marca no momento de compra do cliente. Ou seja, é aquela situação em que o cliente fica insatisfeito, pois vai até uma determinada loja/varejo para comprar algo específico e no local perceber que o produto não está na prateleira. Na primeira vez, pode até ser que o cliente compre outra marca, ou prefere voltar no outro dia, mas se isso tornar-se frequente, o cliente acaba não voltando mais ao estabelecimento e procura outro local para efetuar suas compras. Conforme algumas estatísticas, a ruptura de estoque representa, em média, uma queda de 5 a 10% nas vendas das empresas e por isso, 32% dos consumidores compram o produto em outra loja.
Como evitar?
Para auxiliar você a evitar a ruptura em seu estoque, você pode utilizar de relatórios que destacam os produtos que não tiveram movimentações em um determinado dia, ou se preferir, também pode analisar os itens em que a movimentação do dia, foi inferior em % (parametrizável) à movimentação média do período que você escolher.
Para que estas análises realmente possam ajudar sua empresa a diminuir a ruptura do estoque, é necessário incluir as mesmas na rotina diária dos colaboradores responsáveis.