Gestão Empresarial
Você já ouviu falar sobre Gestão Empresarial? O que isso significa? Será que é aplicável e dá resultados?
Vamos resumir este tema amplo e complexo em algumas linhas.
Gestão Empresarial não se trata de um artigo de luxo nas empresas, embora muitos donos e gestores ainda pensem assim. Gestão Empresarial é uma estratégia de como será conduzido o seu negócio para o sucesso, partindo de ações que envolvem processos, controles financeiros, administração de recursos humanos e materiais, enfim, o que é necessário para sua manutenção e crescimento contínuo.
Indiferente do porte e do negócio, uma Gestão Empresarial eficiente é necessária, muitas empresas perdem tempo e dinheiro sem saber onde aplicar os mesmos. Mesmo possuindo produtos ou serviços excelentes, sem Gestão Empresarial, há possibilidade de sucesso, mas por tempo limitado, não será contínuo.
Perceba quanto amplo é a Gestão Empresarial, pois uma empresa é uma máquina complexa, que depende de todos os departamentos alinhados e funcionando para alcançar seus objetivos, e suas metas.
Aplicar a Gestão Empresarial no seu negócio pode não ser a coisa mais fácil, mas em um passado não muito distante, já foi bem mais complicado, pois todos os controles e tarefas eram manuais, exigindo muito mais esforço de todos.
A boa notícia agora é que a tecnologia evoluiu e continua evoluindo, ao ponto de conseguir automatizar cada vez mais as tarefas diárias das empresas.
Atualmente é possível utilizar aplicativos ERP (Enterprise Resource Planing) ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, softwares capazes de conectar diversas áreas de um negócio, compartilhar informações e oferecer diversas forma de análises detalhadas. Mas muitos gestores à utilizam de forma muito restrita, pois não aplicam a tecnologia de forma eficiente, utilizando a mesma apenas resolver necessidades pontuais, como parte do problema, os mais comuns são governamentais, exemplo: emissão de notas ou cupons.
No entanto, a tecnologia bem aplicada na gestão empresarial, serve para auxiliar na melhoria constante do seu negócio, pois, trará informações importantes para o bom desenvolvimento da mesma, alinhando todos os setores. Por exemplo uma venda, pode gerar informações ao financeiro (para cobrança), ao administrativo (para faturamento e emissão de nota fiscal) ao estoque (para saída de itens) e para o departamento de compras (para reposição), tudo de forma automática, isso sem falar nos Indicadores de Desempenho que pode-se analisar, mas este assunto, será na próxima matéria, até mais...